segunda-feira, outubro 17, 2011

Projeto Pedagógico Ambiental Interdisciplinar: "O Ambiente que temos e o ambiente que queremos"










Escola Luz do Saber.
“Ensinando a pensar e a aprender.”

Projeto Pedagógico Ambiental Interdisciplinar: “O Ambiente que Temos e o Ambiente que queremos”.


JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar; de forma que atinja todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo empoderando o educando de uma visão crítica sobre as questões ambientais preparando-o como cidadão transformador, consciente de seus atos e desenvolvendo suas competências e habilidades, condizentes com à cidadania e o meio ambiente.

APRESENTAÇÃO

O presente projeto denominado Projeto Ambiental Interdisciplinar: “O ambiente que temos e o ambiente que queremos”. Traz uma proposta que envolverá toda comunidade escolar, propondo uma nova visão, sob a ótica da preservação perante a degradação do planeta. A necessidade desse trabalho embasa-se da Campanha da fraternidade de 20011(CF 2011) que aborda o tema: do aquecimento global e das mudanças climáticas. Em consonância a CF 2011, evidenciando temas transversais: O Ensino Fundamental abordará DESMATAMENTO, GASES POLUENTES, DEGELO, EFEITO ESTUFA, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, POLUIÇÃO, e a Educação infantil ÉTICA E CIDADANIA AO MEIO AMBIENTE, PLANETA TERRA, BIODIVERSIDADE E DOENÇAS. Para o desenvolvimento eficaz do tema, cada professor abordará os temas mediante as condições de sua turma, engajando a suas sequências didática, ressaltando idade eixos e habilidades. Pra que seja realizado integralmente o projeto terá duração de dois meses.

OBJETIVOS

GERAL: Despertar no educando à conscientização sobre a gravidade do aque cimento global e as mudanças climáticas, e motiva-los a participar de ações que visem ao enfrentamento a preservação das condições de vida no planeta.

ESPECÍFICOS

1 Envolver toda comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou vivenciados ;
2 Conscientizar o educando quanto a degradação do planeta;
3 Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade para com o meio ambiente.
4 Respeitar as diferenças dos valores éticos e morais;
5 Formar consciência dos valores éticos e morais;
6 Favorecer pesquisas para construção de um acervo cognitivo no educando de informações sobre as questão a ambiental.

METODOLOGIA

De caráter interdisciplinar, este projeto terá com mediador o professor que desenvolverá dinamicamente em sua prática em suas aulas, os temas abordados pelo presente projeto instigando e aguçando as curiosidades do educando e intervindo no processo de ensino-aprendizagem para desenvolvimento eficaz e significativo. As aulas poderão ser intercaladas, contabilizando 5 aulas semanais, onde o professor mediante a matriz curricular se organizará em adequá-las, enfocando os diversos eixos e disciplinas. A principio, o tema será explanado em sala de aula por meio de leitura, pesquisas, produções textuais, exibição de documentários, aulas expositivas dialógicas, discursões, debates. Após esta etapa, iniciarão atividades práticas, painéis decorativos e educativos, pinturas, trabalhos usando papel reciclado, maquetes com o tema “O Ambiente que temos e o Ambiente que queremos”, confecção de panfletos a visitas aos visinhos da escola alertando as causa e conseqüências do efeito estufa.
A organização da escola é de fundamental importância para o processo educativo, uso de lixeiras simbolizando a coleta seletiva, cartazes e/ou placas indicando ações.
Ao final do projeto haverá a exposição aos pais através de dramatizações, danças estandes, artes, publicação do jornal e apresentação de atitudes conscientes em relação ao meio ambiente em que será proposto a não utilização de copos descartáveis de uso escolar, dessa forma, os alunos passarão a trazer seus copos de casa. Será entregues aos educandos como lembranças uma sacola de tecido para pães.

AVALIAÇÃO

É preciso avaliar a conscientização dos alunos e participação dos pais no que se refere, a ações de atitudes ao meio ambiente escolar, em casa e na sociedade e as habilidades desenvolvidas pelos alunos através de observações, desenvolvimento cognitivo, produção nas atividades, senso crítico de formação.


Coordenadoras: Janaina Santos e Jaqueline Santos





MÃE, o brilho dos teus olhos ilumina minha vida.